Deputado relembra em 5 de maio o último dia de combate dos soldados da FEB na Itália, na Segunda Guerra Mundial e presta homenagem à memória dos expedicionários de Santa Isabel

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, hoje quero lembrar aos senhores uma data marcante na história do nosso País e do mundo. O dia 5 de maio de 1945 foi o último dia de combate da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Guerra Mundial, na Itália. E, dentre esses nossos bravos heróis, estavam 5 isabelenses: o Major Francisco José Mineiro, o 3º Sargento Juvenal Ferreira, e os soldados José Alves de Queluz, Ernesto Rodrigues da Cunha e Avelino José Benedito.
É um momento importante de reflexão sobre a história de homens simples que deixaram o conforto de seus lares, deixaram suas famílias para tomar posição numa guerra cruel que ceifou a vida de milhares de pessoas inocentes, de forma grotesca e brutal. Orgulhamos-nos do Brasil por ter tomado posição e decidido lutar ao lado daqueles que defendiam os valores inegociáveis da democracia, liberdade, igualdade e fraternidade entre as pessoas de todos os tempos, de todas as raças, de todas as crenças! Valores que, como disse o Coronel da Reserva do Exército Francisco Mineiro, filho do saudoso Major Mineiro, eram ameaçados pelo ferro e pelo fogo despejados pelo nazismo em todos os recantos do nosso sofrido planeta.
Quero honrar, Sr. Presidente, a memória desses 5 cidadãos isabelenses que deixaram nossa querida cidade e foram conhecer os horrores da guerra, lutando pela vida e para que a paz fosse restabelecida.
E foi nesse sentido que estive em Santa Isabel, nesse domingo último, ao lado do Padre Gabriel Bina, do Prefeito Municipal, do Pastor David de Lucena, do Vice-Prefeito Municipal, de Vereadores, entre os quais, destaco a Vereadora Teresinha Arquiteta, do PV.
Finalizo, Sr. Presidente, ressaltando que devemos, portanto, sempre renovar nosso compromisso com a paz. E é nesse sentido que fazemos esta homenagem aos expedicionários brasileiros e aos expedicionários isabelenses. Temos orgulho desses soldados valorosos, desses homens valentes que foram defender os valores da humanidade, os valores da paz e da família brasileira!
Muito obrigado, Sr. Presidente. Que Deus abençoe o Brasil!

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Receba nossas Informações