Deputado parabeniza a ministra Rosa Maria Weber por ter sido nomeada para o STF

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, o motivo que me traz a esta tribuna hoje é de grande alegria e admiração. Parabenizo a Ministra Rosa Maria Weber Candiota da Rosa, recentemente nomeada, no Supremo Tribunal Federal, pela Presidenta Dilma Rousseff, após ser sabatinada pela Comissão de Justiça do Senado.
A indicação da Ministra refaz a presença feminina na Casa, após a aposentadoria da Ministra Ellen Gracie e torna o STF uma instituição ainda mais plural e representativa.
A gaúcha Rosa Weber é um exemplo da força e da inteligência da mulher brasileira. Conforme o currículo dela publicado na imprensa, ela iniciou a carreira em 1976 como substituta no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (Rio Grande do Sul). Em 1981, foi promovida ao cargo de Juíza-Presidente, que exerceu sucessivamente nas Juntas de Conciliação e Julgamento de Ijuí, Santa Maria, Vacaria, Lajeado, Canoas e Porto Alegre.
Em 1991, assumiu o cargo de juíza do TRT, tribunal que presidiu no biênio 2001-2003, após ter sido Corregedora Regional. Foi professora da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC-RS, no curso de graduação em Ciências Jurídicas e Sociais, entre 1989 e 1990, nas disciplinas de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho. Rosa Candiota foi convidada a atuar no TST em maio de 2004 e se tornou Ministra 2 anos depois.
Como vemos, Sr. Presidente, é uma mulher preparada e merecedora da função que exerce. Faço votos de que a Ministra Rosa Weber posa desempenhar de forma brilhante sua atividade na mais alta Corte deste País, como o fez nas instâncias por onde passou.
E que mais mulheres possam chegar ao Supremo Tribunal Federal e levar a sensibilidade, a intuição e a inteligência femininas. O Brasil só tem a agradecer.
Era o que eu tinha a dizer.
Que Deus abençoe o Brasil!

Compartilhe:

Receba nossas Informações