Deputado manifesta sua indignação com a demissão de 850 funcionários da Webjet

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares, quero trazer nesta oportunidade, Deputada Janete Rocha Pietá, uma preocupação. Mais do que uma preocupação, quero manifestar aqui uma indignação com os últimos fatos que ocorreram envolvendo a demissão de 850 profissionais da Webjet.
O Governo, nos últimos 12 anos, definitivamente, tem abandonado o setor aéreo no Brasil à própria sorte. E nós estamos vendo sinais preocupantes da consolidação de verdadeiros oligopólios. Temos, diante de nós, a necessidade premente, Deputado Amauri Teixeira, de nos debruçarmos sobre este setor estratégico e importante. Se de um lado nós temos hoje empresários gananciosos, de outro nós temos uma crise mundial, uma crise econômica. E esse setor é extremamente sensível. Algo que ocorre no outro lado do mundo, como quando um vulcão entra em erupção, afeta todo o setor, com repercussão em nossa malha de serviços.
Nesta última sexta-feira, a Gol anunciou a demissão de 850 profissionais da companhia Webjet. Eles foram atingidos de surpresa por essa demissão em massa. Segundo funcionários da Webjet, quando a empresa foi comprada pela Gol, a informação a eles repassada era de que aguardassem um posicionamento da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC para o remanejamento dos profissionais. A demissão em larga escala sempre foi descartada pela Gol, até porque a empresa recebeu estímulos do Governo, afirmam os funcionários demitidos.
Os cortes vão afetar 143 tripulantes técnicos (comandantes e pilotos), cerca de 400 empregados da tripulação comercial e o restante da área de manutenção. A frota operacional da empresa será de 130 aeronaves, com a paralisação das aeronaves 737-300 da Webjet.
Além do prejuízo causado aos funcionários, Deputado Padre Ton, exatamente no final do ano, o que mostra uma falta de sensibilidade impressionante com funcionários tecnicamente capacitados, que não encontram uma recolocação no mercado pelo fato de estarmos no final de ano e porque as suas funções são absolutamente técnicas e específicas; além de afetá-los, também afeta o setor, a concorrência, o consumidor. A concorrência no mercado é um fator preponderante e positivo para que o preço das passagens seja mantido em patamares acessíveis.
Agora, só três companhias aéreas dominam o mercado aeroviário, sendo que só duas empresas têm condições de realizar operações de maior porte.
Em vários Estados do País, há protestos em relação à medida anunciada pela Gol. Em São Paulo, 250 ex-funcionários da Webjet realizaram ontem um protesto no Aeroporto de Congonhas contra essas demissões anunciadas na sexta-feira.
Para concluir, vou aqui citar um exemplo de uma pessoa, o piloto Renato Santoro, de 48 anos, que havia acabado de pedir a sua aposentadoria. “Até minha aposentadoria sair, estou desempregado”, ressaltou o piloto, que tem 25 anos de voo e passou por situação semelhante com a extinção da VARIG. “A diferença é que a VARIG estava falida. A Webjet estava sadia, dando lucro, empregando centenas de trabalhadores”, ressaltou Renato, que ficou 5 anos e 3 meses na empresa.
Sr. Presidente, estamos solicitando providências ao Governo, que reflita a respeito, manifestando nossa preocupação à Presidenta Dilma. Estaremos atuando em algumas ações. E peço a sensibilidade dos colegas, chamando sua atenção, para nos somarmos a esses trabalhadores.
Como Vice-Presidente da União Geral do Trabalhadores – UGT, venho manifestar nosso repúdio e indignação, além da nossa preocupação não somente com esse fato, que, na verdade, não é isolado. Deputado Maldonado, não pode ser tratado como fato isolado a demissão de 850 funcionários. É um sintoma que sinaliza a construção de oligarquias temerárias e que, sem dúvida alguma, na ponta, haverá de prejudicar extremamente o consumidor brasileiro.
Era o que tinha a dizer.
Muito obrigado, Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados.

Compartilhe:

Receba nossas Informações