Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares, ocupei a tribuna no dia de ontem para chamar a atenção de V.Exas. para o que ocorreu na última semana em São Paulo, que nos trouxe grande preocupação: a Gol, que recentemente adquiriu a Webjet, repentinamente e na contramão do que havia sido anunciado, acordado, divulgado, demissão os seus 850 funcionários.
Sr. Presidente, vejo com muita preocupação esse fato; vejo sinais, indícios claros de formação de um oligopólio nesse setor, nessa área.
Nós precisamos mobilizar esta Casa, chamar a atenção do Poder Executivo. Aliás, o Governo, nos últimos 12 anos, tem abandonado esse setor a sua própria sorte. Nós vimos, por exemplo, a VARIG, uma empresa que tanto orgulho deu ao povo brasileiro e ao Brasil, se desmantelar sem receber ajuda, sem receber socorro, sem receber atenção do Governo. E agora estamos vendo o mesmo ocorrer com a Webjet, uma companhia que estava dando lucro.
Sr. Presidente, as classes C e D, que estavam viajando de avião com custo reduzido, tinham exatamente na Webjet a disponibilidade desse serviço. Com esse ato da Gol, o consumidor brasileiro perde; a sociedade brasileira perde; perdem as famílias dos 850 demitidos às vésperas do Natal, às vésperas do Ano Novo.
Ontem nós manifestamos, em ofício, à Presidenta da República, Dilma Rousseff, a nossa preocupação. E apresentamos alguns requerimentos nesta Casa ao Ministério do Trabalho e à Secretaria Nacional de Aviação para que acompanhem e apurem o que está acontecendo.
E vamos protocolar, nos próximos dias, requerimento de criação de CPMI para apurar os termos dessa transação comercial entre a Gol e a Webjet.
Quero aqui, em nome da União Geral dos Trabalhadores – UGT, a terceira central sindical deste País, solidarizar-me com todos os 850 trabalhadores demitidos na última sexta-feira pela Gol.
Quero dizer que estamos tomando providências quanto ao fato.
Conclamo esta Casa a nos unirmos a esses trabalhadores em sua justa luta.
Muito obrigado, Sr. Presidente.
Era o que eu tinha a dizer.
- (61) 3215-5235
- contato@robertodelucena.com.br
- Segunda - Sexta: 9:00 - 19:30