Roberto de Lucena homenageia CSPB em sessão solene na Câmara dos Deputados

Representantes de federações e de vários sindicatos de trabalhadores do País lotaram o plenário da Câmara dos Deputados para prestigiar a homenagem feita à Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), na tarde de hoje (30). O deputado federal Roberto de Lucena (PV/SP) foi o autor do requerimento da sessão solene que celebrou os 55 anos de fundação da entidade. Deputados e outras autoridades do poder Executivo também compareceram ao evento.

Em seu discurso, Roberto de Lucena fez questão de enaltecer o trabalho incansável do presidente da CSPB, João Domingos, a quem também entregou uma placa de homenagem em nome do presidente da Casa, deputado Henrique Eduardo Alves.

“Esta sessão solene foi a forma que encontramos de mostrar ao Brasil a importância do movimento sindical dos servidores públicos”, justificou defendendo que a categoria é uma das grandes responsáveis pelo desenvolvimento do País e pelo fortalecimento das instituições públicas.

Durante a sessão solene, Roberto de Lucena aproveitou para dizer que reconhece a o valor do servidor público, no Brasil. “Os servidores públicos são agentes a serviço da população e grandes parceiros na construção da democracia”, disse. “Sem o serviço público, sem os servidores públicos não é possível falar em crescimento”, completou.

Segundo o deputado, a fundação, em 1958, da CSPB, foi um ato de coragem uma vez que reunir trabalhadores e trabalhadoras de todo o Brasil, em uma só entidade, não seria uma missão simples naquela época. “Por isso, digo e repito que o movimento sindical dos servidores, neste País, foi forjado na luta e muitas foram as dificuldades antes de chegarmos até aqui”, completou.

O deputado enfatizou, ainda, que a CSPB é uma entidade exclusivamente sindical que batalha, diariamente, não só para a proteção dos direitos individuais e coletivos do servidor público civil, mas também para a valorização do serviço público no País.

Durante a sessão solene, Roberto de Lucena aproveitou o evento para dizer que reconhece a importância e o valor do servidor público, no Brasil. “Os servidores públicos são agentes a serviço da população e grandes parceiros na construção da democracia”, disse.

O decano das lutas e conquistas dos servidores públicos desde a década de 1950, Helio de Melo, prestigiou o evento. “Deputado Roberto de Lucena, quero parabenizá-lo por esta iniciativa de valorização da nossa Confederação e de todos os servidores públicos do Brasil”, disse.

Ao agradecer a homenagem prestada pelos 55 anos da Confederação, o presidente João Domingos ressaltou a luta do deputado Roberto de Lucena na causa dos servidores públicos do País. “Quero encerrar meu discurso selando uma parceira eterna com o deputado Roberto de Lucena, quero selar meu compromisso com essa Casa pela boa luta dos trabalhadores, dos servidores”, declarou.

Homenagens especiais

Na sessão solene que comemorou os 55 anos da CSPB, foram homenageados com o busto e a medalha Machado de Assis, maior comenda oferecida pela Confederação, o deputado Roberto de Lucena; o ministro do Trabalho, Manoel Dias; a secretária da Internacional de Serviços Públicos, Mônica Valente; e o ex-deputado federal constituinte, Geraldo Campos. O jornalista Oloares Ferreira e o diretor da CSPB, Hélio de Mello também foram homenageados com uma placa.

A Confederação dos Servidores Públicos do Brasil é uma entidade civil, sem fins lucrativos, exclusivamente sindical, representativa da categoria profissional servidor público civil, sejam ativos, aposentados e seus respectivos pensionistas, dos níveis Federal, Estadual, Distrital e Municipal, dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, integrante do Sistema Confederativo da representação sindical no Brasil. A CSPB conta com 42 federações filiadas e mais de 1.200 sindicatos.

Também compareceram ao evento o deputado constituinte e relator da subcomissão de Administração e Serviços Públicos e ex-diretor da CSPB, Geraldo Campos; o secretário-adjunto de Relações do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego, Carlos Artur Barboza; que representou o ministro Manoel Dias; a secretária sub-regional da Internacional de Serviços Públicos (ISP) e Lineu Mazano, secretário de Serviços Públicos da União Geral dos Trabalhadores (UGT).

 

Compartilhe:

Receba nossas Informações