Deputado elogia os senadores Aloysio Nunes Ferreira e Cristovam Buarque pela proposta de destinar à educação 75% dos recursos dos royalties de petróleo

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares, uma das discussões mais estratégicas e efervescentes no momento no País – sem dúvida nenhuma, é uma discussão que também ocupa esta Casa – é em torno da distribuição dos royalties do petróleo.
Tomei conhecimento, nesta última semana, de proposta muito interessante apresentada no Senado Federal pelos insignes Senadores Aloysio Nunes Ferreira, do meu Estado de São Paulo, e Cristovam Buarque em relação a esse assunto. Nessa discussão, na forma da proposta apresentada, sugerem algo interessante, no mínimo criativo, original e bastante coerente: que 75% do resultado dessa imensa riqueza que pertence não a um Estado ou a uma cidade, mas a todos os brasileiros, sejam destinados à educação.
É claro que é uma discussão que precisa ser bastante aprofundada e que toca em muitos e múltiplos interesses. Mas quero aqui comemorar essa iniciativa e aplaudir a sensibilidade desses dois líderes, os Senadores que mencionei há pouco, porque, quando pensamos no Brasil que desejamos, nos enormes desafios que temos pela frente e na grande responsabilidade que temos em relação às futuras gerações, não podemos abdicar do nosso compromisso com a educação.
Como disse e como bem mencionou o Deputado Luiz Couto, que neste momento preside esta sessão, a educação é uma das bases, dos princípios e dos fundamentos que proporcionarão o crescimento organizado, consistente, o crescimento real, quando aliado ao investimento em pesquisas, em ciências e pesquisas tecnológicas.
Quero, portanto, celebrar, comemorar essa proposta, essa sensibilidade que deve merecer uma reflexão séria tanto do Senado Federal quanto da Câmara dos Deputados.
Sr. Presidente, finalizo minhas palavras nesta oportunidade, na tribuna da Câmara dos Deputados, lembrando que o Brasil se inicia não pela União, nem pelo Estado, mas pelo Município, que é onde está o povo, onde mora o nosso povo. E assim quero comemorar o Dia do Vereador, que aconteceu no último sábado.
O trabalho e a atuação do Vereador são muito importantes, em face do que se compreende como engrenagem que faz movimentar a máquina pública e o Estado de Direito.
Eu quero, portanto, aplaudir todos os Vereadores do meu Estado de São Paulo e os Vereadores de todo o Brasil pelo Dia do Vereador.
Era o que eu tinha a dizer.
Que Deus abençoe o Brasil!
Muito obrigado, Sr. Presidente.

Compartilhe:

Receba nossas Informações