Deputado comemora os 80 anos da Associação Paulista de Imprensa

Deputado comemora os 80 anos da Associação Paulista de Imprensa

 

O deputado federal Roberto de Lucena (PV/SP) participou nesta terça-feira (08/10) da sessão solene em homenagem aos 80 anos da Associação Paulista de Imprensa (API). Em nome da bancada do Partido Verde, o parlamentar enalteceu a trajetória da API, marcada por um trabalho de respeito e credibilidade.

Roberto de Lucena fez questão de ressaltar a instransigível luta da API pela defesa da liberdade de imprensa e pela garantia dos direitos da classe jornalística. “A API é uma entidade que renova, diariamente, seu compromisso com a imprensa livre e é ela a guardiã dos valores que asseguram a liberdade de expressão”, disse, parabenizando o presidente Sérgio de Azevedo Redó pelos 80 anos da entidade.

Também conhecida como Casa do Jornalista de São Paulo, a API teve como primeiro presidente eleito Alberto Siqueira Reis. “E foi graças ao trabalho dele que a vocação da entidade foi materializada desde a origem”, ressaltou o deputado. A API surgiu em 1933, após a realização de um congresso de imprensa em São Paulo. Alberto Siqueira liderou uma diretoria composta por nomes como Sud Mennucci, Assis Chateaubriand, Galeão Coutinho, Ruy Nogueira Martins, Pedro de Souza, Julio Cosi, Thiers Ferraz Lopes, Hernani Coelho e Julio Francfort, Manuel Carlos Figueiredo Ferras, Candido Mota Filho, Horácio de Andrade e Pedro Ferraz do Amaral entre outros.

“E estas personalidades ajudaram a escrever boa parte da história da Associação Paulista de Imprensa”, frisou Lucena. A luta inabalável e a trajetória vitoriosa da API fizeram com que a entidade não se intimidades diante dos anos de censura que enfrentou.

Para finalizar, Roberto de Lucena ressaltou que um país democrático tem como pressuposto básico uma imprensa livre e atuante. “E a Associação Paulista de Imprensa resiste, há 80 anos, manifestando-se não apenas nos períodos de democracia, mas também em tempos sombrios, como quando fomos vítimas do autoritarismo”, concluiu.

 

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Receba nossas Informações