No Dia Mundial da Água, deputado alerta para escassez do recurso natural

Roberto de Lucena disse que devemos evitar o desperdício e pensar nas futuras gerações

O deputado federal Roberto de Lucena (PV-SP) fez um alerta ao comemorar o Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22 de março. O parlamentar, que é vice-líder do Partido Verde na Câmara, disse que devemos nos preocupar com o crescente desperdício e poluição do que ainda resta de água potável no mundo.

O deputado lembrou que apesar de o planeta ser formado quase que na sua totalidade por água, 97% desse líquido é impróprio para o consumo por ser do mar. O gelo tem 1,75% desse total e 1,24% está em rios subterrâneos. Para o consumo de mais de sete bilhões de pessoas está disponível apenas 0,007% do total de água da Terra, ou seja, “um quadro preocupante para as futuras gerações”, segundo ele.

Roberto de Lucena disse ainda que é no dia a dia, nas tarefas mais simples de nosso cotidiano, que devemos usar do bom senso e evitar o desperdício: ao escovar os dentes, ao lavar a louça, ao tomar banho; banir a ideia de lavar a calçada ao invés de varrê-la. Preferir a lavagem ecológica de carros, ao invés da tradicional.

O dia 22 de março foi instituído pela Organização das Nações Unidas, em 1992, como o Dia Mundial da Água. Com a data comemorativa foi elaborado um documento, a “Declaração Universal dos Direitos da Água”, que trata esse líquido como a seiva do nosso planeta. O artigo terceiro do documento diz que “os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia”.

O artigo quarto alerta que “o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos”. E o artigo quinto nos cobra a responsabilidade nos dizendo que “a água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras”.

“Portanto, somos chamados diariamente a agir pensando num futuro não muito distante. A agir com responsabilidade com nossos descendentes e com a possibilidade de que eles possam enfrentar problemas piores do que já enfrentamos hoje. Que o Dia Mundial da Água seja todo dia!”, concluiu Roberto de Lucena.

 

Compartilhe:

Receba nossas Informações