Deputado apoia “Outubro Rosa” na prevenção do câncer de mama

 

 

O Congresso Nacional dará início nesta terça-feira, 1° de outubro, à sua participação no “Outubro Rosa”, movimento mundial de conscientização sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama. O slogan da campanha – “Acenda sua consciência” – é uma referência à iluminação especial na cor rosa que o Palácio do Congresso receberá a partir das 18h. O evento é uma iniciativa da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, em parceria com a Procuradoria da Mulher do Senado Federal.

Para o deputado Roberto de Lucena, que tem entre suas bandeiras a defesa da saúde da mulher, esta campanha que envolve o mundo todo mostra a importância de se diagnosticar precocemente a doença que já é considerada um problema de saúde pública. “Por isso, as brasileiras não podem deixar de fazer o autoexame visto que quanto mais cedo detectado o câncer de mama mais altas são as chances de cura”, ressalta.

O nome Outubro Rosa remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e instituições públicas. O movimento começou na década de 90 nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas de realização de mamografia e de detecção do câncer de mama no mês de outubro.

O Outubro Rosa chegou ao Brasil em 2008 por iniciativa da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama). O movimento prevê ações durante todo o mês em várias cidades do País.

 

Fonte: Câmara dos Deputados

 

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Receba nossas Informações