CIRCUITO DAS FRUTAS RECEBE LUCENA

Antes de participar da abertura da 54ª Festa da Uva e 6ª Festa do Vinho no município de Vinhedo, no último sábado (7), o secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, aproveitou a oportunidade e reuniu-se com integrantes do Polo Turístico do Circuito das Frutas, destino que recebe cerca de um milhão e 300 mil pessoas por ano.

Representando o governador Geraldo Alckmin, Lucena colocou sua Pasta à disposição e destacou a importância da promoção deste circuito “que deve ser cada vez mais conhecido não somente pelos paulistas, mas por todo Brasil”. E continuou: “o interior de São Paulo é lindo, tem muito a oferecer para o turista e assim precisamos fazer uma força-tarefa para fomentar e promover o turismo, descentralizando-o da Capital. Conto com vocês, inclusive em relação a um projeto de lei existente que deve regulamentar o Turismo Rural”.

Também enfatizou a relevância do fortalecimento dos Conselhos Municipais de Turismo, “ferramenta imprescindível para o fomento do setor”, observou Lucena.

Por sua vez, o prefeito de Vinhedo, Jaime Cruz disse que eventos como estes realizados no Parque Municipal Jayme Ferragut têm o poder de unir as cidades do circuito, “pois na verdade o que nos une é fruta, além de termos todos os ingredientes para o desenvolvimento do Turismo Rural, com a valorização do trabalho das famílias produtoras que há mais de cinco décadas estão nesta região”. Empolgado, Cruz informou sobre a criação da primeira Cooperativa de Suco de Uva do Estado de São Paulo, a Coopervinho Paulista, com sede em Vinhedo.

O secretário Lucena manifestou otimismo frente aos representantes do circuito. “Vocês estão organizados, motivados e demonstram interesse no progresso da atividade que envolve o turismo”. E complementou: “em breve terei um gabinete itinerante com o qual uma vez por mês visitarei uma região do Estado e, certamente, virei aqui”, concluiu.

Também participaram da reunião os prefeitos Pedro Biggardi, de Jundiaí; Vicente Cândido, de Jarinu; Nicolau Finamore Júnior; de Louveira e José Roberto Zem, de Morungaba. Representando o prefeito de Valinhos estava o secretário de Cultura e Turismo, André Luis dos Reis; e de Itupeva, o secretário de Agricultura e Turismo, Paulo Rosa.

Vale ressaltar que oficialmente, a primeira Festa da Uva aconteceu na Praça Sant Anna, em 1948. Em 2009 agregou a Festa do Vinho que este ano está em sua 6ª edição e foi incorporada ao calendário de eventos para também valorizar o cultivo e a produção de suco e de vinho das famílias vinhedenses. Esta edição acontece até o dia 22 de fevereiro de 2015.

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Receba nossas Informações