Câmara dos Deputados comemora 67 anos do SESC

Câmara dos Deputados comemora 67 anos do SESC

 

A Câmara dos Deputados homenageou, com uma sessão solene, o Serviço Social do Comércio – SESC. Durante o evento, realizado nesta segunda-feira (16/09) no plenário Ulysses Guimarães, foram comemorados os 67 anos de existência da instituição e a parceira que o SESC/DF mantém com a Casa há 10 anos. O requerente da solenidade foi o deputado federal Roberto de Lucena.

Sob a presidência dos deputados Mauro Benevides (PMDB/CE) e Izalci Lucas (PSDB/DF), a sessão solene lembrou o momento histórico que deu origem à instituição. O deputado Izalci fez questão de ressaltar que lideranças empresariais brasileiras se reuniram, em 1946, e elaboraram a “Carta da Paz Social” com o intuito de encontrar soluções para os problemas sociais que enfrentava o País, naquela época. Esse documento foi o marco inicial de novas formas de promoção de assistência social e de qualificação dos trabalhadores, por meio da criação dos serviços sociais autônomos, vinculados às entidades patronais da indústria, comércio e agricultura. “Assim, em de 13 de setembro de 1946, por meio de decreto-lei, a Confederação Nacional do Comércio foi autorizada a criar o Serviço Social do Comércio, o SESC”, disse.

Com mais de seis décadas de história, o SESC está presente, hoje, em todos os estados brasileiros, prestando atendimentos aos empregados do setor de comércio de bens, serviços e turismo nas áreas de Educação, Cultura, Saúde, Alimentação, Assistência, Esporte, Lazer e Turismo. “Todos, brasileiros e brasilienses, sabem que o maior objetivo do SESC é promover o bem-estar e a qualidade de vida do comerciário, sua família e da sociedade e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e sustentável”, enfatizou o deputado Izalci Lucas.  Representando o SESC, estiveram presentes o diretor de programas sociais, Nivaldo da Costa Pereira; o presidente do conselho regional do SESC/DF, Adelmir Santana, e o diretor regional do SESC/DF, José Roberto Sfair Macedo. Funcionários dos SESC lotaram o plenário.

 

Bosque dos Constituintes

Bosque dos Constituintes

Um pouco antes do inicio da sessão solene, o diretor regional do SESC/DF, José Roberto Sfair Macedo, esteve no Bosque dos Constituintes e plantou uma árvore, a Copaíba, como parte das comemorações do aniversário da instituição. “Além disso, esse gesto é uma forma de mostrarmos a nossa constante preocupação com o meio ambiente”, disse Sfair. O chefe de gabinete do deputado Roberto de Lucena, Charles de Castro Ribeiro, representou o deputado na ocasião. “Quero, em nome do deputado, parabenizar o SESC por seus 67 anos de serviços prestados ao Brasil e o SESC /DF que é um grande parceiro da Câmara dos Deputados”, completou.

A parceira que o SESC/DF mantém com a Câmara dos Deputados começou em 2004. A atuação do Departamento Regional do SESC no Distrito Federal, em conjunto com a Casa, tem o objetivo de atender a quase 4 mil comerciários que lá trabalham como servidores terceirizados das áreas de vigilância, asseio e conservação. A parceria também contempla, até hoje, ações destinadas ao conjunto da sociedade brasileira, mediante a implementação de projetos estratégicos, nas áreas de Cultura, Educação, Saúde e Lazer, em articulação com diversos setores da Câmara.

Entre as principais ações decorrentes da parceria do SESC/DF com a Câmara dos Deputados estão: a publicação de 18 mil exemplares das coletâneas dos prêmios literários do SESC/DF; a realização de 111 edições de séries/programas de TVem conjunto com a TV Câmara; 115 iniciativas culturais (shows e exposições); criação e produção de 30 mil DVDs sobre a Constituição Cidadã, em formato de videoaula, em parceria com o Congresso Nacional; a criação e produção de vídeo sobre a vida e a obra de Oscar Niemeyer ( veiculado pela TV Câmara), com distribuição de 1500 exemplares; prestação de serviços educacionais nos espaços do CEFOR, com formação de 11 turmas com 153 alunos em Educação de Jovens e Adultos; serviços prestados em Unidades Móveis instaladas nesta Câmara com mais de 3400 atendimentos odontológicos; cerca de 1500 atendimentos no Projeto Passaporte para a Saúde e 82600 cafés da manhã e caldos e cremes servidos.

 

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Receba nossas Informações