Aprovado por unanimidade requerimento de Lucena

Iraniana Nobel da paz Shirin Ebadi

Aprovado por unanimidade nas comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; e de Direitos Humanos e Minorias o requerimento apresentado pelo deputado Roberto de Lucena para a realização de uma audiência pública com a presença da advogada iraniana Shirin Ebadi, ganhadora do Prêmio Nobel da Paz de 2003.

O parlamentar esclarece que Shirin Ebadi é uma das principais ativistas internacionais de direitos humanos e recebeu o prêmio em razão do seu esforço pela democracia e pela defesa dos direitos humanos, especialmente em proteção a crianças, mulheres e refugiados.

“Estamos diante de uma grande oportunidade para discussão da política externa brasileira, em especial a prevalência dos direitos humanos, que é um dos princípios que regem nossas relações internacionais”, ressaltou Lucena na ocasião.

A ex-juíza Shirin Ebadi atualmente leciona na Universidade de Teerã e tem envolvimento direto numa campanha a favor do estatuto legal das mulheres e crianças no Irã.

 

Como advogada é conhecida por suas intervenções em numerosos casos de violação dos direitos humanos, em especial de mulheres e crianças. Também tem defendido dissidentes, membros de minorias religiosas e de publicações fechadas pelo governo iraniano.

 

Ebadi virá ao Brasil em junho onde já tem encontro marcado com a presidente Dilma Rousseff.

 

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Receba nossas Informações