A Nobel da Paz de 2003 em visita ao Brasil é convidada a participar de Audiência Pública na Câmara dos Deputados

A Nobel da Paz de 2003 Shirin Ebadi

Uma das principais ativistas internacionais, a advogada iraniana Shirin Ebadi, Nobel da Paz em 2003, estará no Brasil em junho próximo para participar do Seminário “Fronteiras do Pensamento”. Sua atuação na luta pela democracia e defesa dos direitos humanos, especialmente no que tange à proteção das crianças, mulheres e refugiados, lhe deu projeção internacional. Dra. Shirin chegará dia 07, mas o encontro será apenas nos dias 13 e 14 de junho.

 

Conforme divulgado pela mídia, a Nobel tem agenda confirmada com a presidente Dilma Rousseff e também pretende se encontrar com parlamentares.

 

A possibilidade de interação e intercâmbio das experiências no campo das relações exteriores levou o deputado Lucena à iniciativa de solicitar uma Audiência Pública com a advogada e ativista. “Essa é uma excelente oportunidade para discussão da política externa brasileira, em especial a prevalência dos direitos humanos, que é um dos princípios que rege nossas relações internacionais, nos termos do Artigo 4º da Constituição Federal e assim sendo, considero de suma importância à realização da presente Audiência Pública”, declarou o deputado federal Roberto de Lucena ao protocolar o requerimento.

 

A ex-juíza Shirin Ebadi atualmente leciona na Universidade de Teerã e tem envolvimento direto numa campanha a favor do estatuto legal das mulheres e crianças no Irã.

 

Como advogada é conhecida por suas intervenções em numerosos casos de violação dos direitos humanos, em especial de mulheres e crianças. Também tem defendido dissidentes, membros de minorias religiosas e de publicações fechadas pelo governo iraniano.

 

 

 

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Receba nossas Informações