O secretário de Turismo e Viagens de São Paulo, Roberto de Lucena, recebeu o Título de Cidadão Paulistano, em sessão solene na sede da Câmara Municipal de São Paulo, nesta quarta-feira (19).
O Título de Cidadão Paulistano é entregue a pessoas nascidas em outras cidades. E é o reconhecimento dos relevantes serviços prestados à comunidade ou que tenham se destacado pelo desempenho na vida pública ou privada. O Regimento Interno da Câmara Municipal de São Paulo prevê que cada vereador tem direito a conceder oito honrarias por legislatura, e a concessão de títulos honoríficos é feita por meio de decreto legislativo, aprovado por dois terços dos vereadores.
“Eu quero expressar a minha gratidão a cada um de vocês, que a cada dia tem feito a minha vida ser uma história intensa, uma história emocionante! Vocês que têm feito a vida valer a pena” disse Lucena ao receber o Título.
A secretária de Políticas para a Mulher de SP, Sonaira Fernandes, exaltou o trabalho feito por Lucena na Câmara dos Deputados, “o trabalho do pastor Roberto de Lucena, do secretário, colaborador nosso mandato aqui na Câmara Municipal de São Paulo. Sempre preocupado em assistir aos mais necessitados, usando aquilo que ele tinha, que podia fazer, enquanto parlamentar. Na destinação de recursos para que a gente pudesse ir lá na ponta e alcançar os mais necessitados. E sempre que nós precisávamos, ele sempre nos atendia”, declarou a secretária.
O vereador Milton Ferreira, que propôs a homenagem, falou sobre os requisitos para que o Título de Cidadão seja concedido: “esta pessoa tem que ser digna, honesta, com passado isento de tudo. O nosso querido homenageado de hoje é o amigo Roberto de Lucena, que atende a todos esses requisitos. É trabalhador, homem de bem e na sua trajetória como homem público, sempre realizador, ocupando os espaços importantes em todos os segmentos em que atuou e atua”, completou o vereador.
Avelino Tomás, um dos fundadores do partido Podemos, esteve presente e reforçou a importância de Lucena na vida pública: “Pastor Lucena, secretário Lucena, deputado federal Lucena, você fez muito por São Paulo em todos esses anos que você está na política. E a maior alegria que eu poderia ter hoje é estar com vocês nessa data”, disse.
O presidente e pastor da Igreja O Brasil para Cristo (denominação da qual Lucena é pastor e já presidiu), Luiz Bergamin, ressaltou a missão de vida do secretário, que desde muito cedo, sabia que o seu propósito era ajudar o próximo: “É uma pessoa que desde os cinco anos de idade já era pregador, e um homem que desde os cinco anos de idade já pregava, vocês podem imaginar, durante esse período todo, quantas coisas boas ele praticou. Eu como líder dessa igreja no Estado e no Brasil, me sinto muito honrado, porque Roberto é uma pessoa que faz amigos, ele tem amigos em todo lugar que ele vai. Esse título está indo, vereador, pra uma pessoa muito especial, muito especial pra São Paulo, muito especial pro Brasil”, destacou Bergamin.
O secretário municipal de Turismo de São Paulo, Rodolfo Marinho, que representou o prefeito Ricardo Nunes, destacou o trabalho de Lucena para o turismo do Estado: “Você é muito importante para a cidade de São Paulo. A admiração que temos em ter você aqui na batuta do nosso Governador, prestigiando o turismo, não só do Estado, não só da cidade, mas do turismo nacional, tendo em vista a referência que você é. É um motivo de grande alegria estar aqui hoje, num dia de festa, um dia emblemático e um dia em que vai ficar guardado na nossa memória”.
O presidente Estadual do Republicanos, vereador André Santos, exaltou a vida política e espiritual do secretário: “Além de dar esse exemplo como autoridade ou deputado, como secretário, ele tem dado exemplo como um servo de Deus. Quando se faz um bom trabalho, quando se presta um excelente trabalho, então você está mostrando que aqueles que servem a Deus podem, uma vez cumprindo o seu dever, ocupar os cargos públicos. Então eu quero, em nome do Republicanos, parabenizá-lo e dizer que a vinda de todas essas pessoas aqui e de outros que gostariam de estar aqui e não puderam estar, demonstra o quanto as pessoas têm um carinho especial por você.”
Compuseram, ainda, a mesa, o secretário de Governo de SP, Marcos Penido, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de SP, Vahan Agopyan, o secretário dos direitos das Pessoas com Deficiência de SP, Marcos da Costa e o secretário de Agricultura e Abastecimento de SP, Antônio Junqueira de Queiroz.