Congresso Nacional será iluminado de laranja em homenagem à luta contra queimaduras

De 1º a 30/6 deste ano, o Congresso Nacional receberá iluminação na cor laranja, em comemoração ao Dia Nacional de Luta contra Queimaduras, celebrado no dia 6 de junho, e à Semana Nacional de Prevenção e Combate a Queimaduras, instituídos pela Lei 12.026/2009.

A homenagem foi autorizada pelos presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e do Senado Federal, Davi Alcolumbre, a pedido do deputado federal Roberto de Lucena (PODE/SP), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Prevenção de Queimaduras e Atenção Global ao Paciente Queimado.

Para Lucena, a celebração da data e a realização de uma semana de prevenção, ações simbolicamente representadas pela cor laranja nos prédios do Congresso ‘acendem a luz’ para a conscientização sobre uma pauta pouco conhecida pelos brasileiros. “É um assunto que ainda envolve muito sofrimento, muita desinformação e bastante preconceito”, explica o parlamentar.

De acordo com o deputado, a pauta das queimaduras necessita de ações urgentes do setor público brasileiro. “Temos regiões inteiras no Brasil que não contam com leitos para pessoas que sofrem esse tipo de lesão. Milhares de pacientes perdem suas vidas ou ficam com sequelas sérias por falta de cuidados básicos. Pela primeira vez, o assunto é tratado no Congresso. De minha parte, atuarei com todas as forças em defesa dessa causa, juntamente com todas as entidades que me impulsionaram a criar essa Frente Parlamentar”, afirmou.

A criação de um banco de dados epidemiológicos, a implantação de políticas de prevenção de queimaduras na atenção básica de saúde e de programas de reabilitação e reinserção biopsicossocial, a ampliação do acesso a tratamentos especializados e novas tecnologias, a capacitação de profissionais e a construção da Linha de Cuidado das Queimaduras na Rede Integrada de Assistência no SUS estão entre os principais temas tratados pela Frente Parlamentar.

 

 

Compartilhe:

Receba nossas Informações