Vale do Ribeira: o vale das oportunidades, o vale do Turismo

Durante a Caravana do Turismo, Lucena informa que o Turismo é a saída para este patrimônio ambiental chamado Vale do Ribeira

Durante a Caravana do Turismo, Lucena informa que o Turismo é a saída para este patrimônio ambiental chamado Vale do Ribeira

 

O secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, esteve nesta quinta-feira (20/08), no Vale do Ribeira, na cidade de Registro, local onde se realizou o “Gabinete Itinerante” e a 1ª “Caravana do Turismo”. O secretário discorreu sobre os planos para desenvolver os potenciais turísticos da região.

“O Vale do Ribeira abriga a maior quantidade de vegetação remanescente de Mata Atlântica do Brasil. Grande parte de seu território encontra-se sob proteção ambiental e oferece um conjunto de fatores que não temos em outro ponto do estado: o PETAR, com 300 cavernas e dezenas de cachoeiras. Uma linha férrea, que sai de Cajati e vai até Santos: pode ser recuperada para o transporte de um trem turístico. Uma malha viária, que brevemente, será inaugurada. O transporte aéreo pelo aeroporto de Registro, com uma pista de 1800 metros. O transporte fluvial: o rio Ribeira está navegável de Registro até a Ilha do Mel, no Paraná. O transporte marítimo, com possibilidade de fazermos um píer avançado, inclusive para que navios possam aportar na região. São muitas as opções”, enumerou o secretário.

Segundo o secretário Lucena, “o Turismo no Vale do Ribeira não é uma alternativa, é a saída. A limitação imposta pela missão de zelar pelo patrimônio ambiental é também a grande oportunidade de trabalharmos o turismo como alavanca da economia e como a grande oportunidade de elevarmos o IDH regional e melhorar a vida das pessoas. O Vale do Ribeira é o vale das oportunidades e das riquezas. Mas, a partir de hoje, quero que o Vale do Ribeira seja o vale do Turismo”.

O secretário falou da importância da Lei 1261, projeto de Lei complementar nº 32/12, que prevê a ampliação do número de municípios beneficiários com os recursos vinculados ao Fundo de Melhorias das Estâncias. A ação institui que 140 municípios paulistas serão de interesse turístico. Ou seja, 210 municípios indutores do turismo, além da capital: uma força que consolida São Paulo como vanguarda no turismo nacional.

“O Vale do Ribeira possui quatro estâncias: Eldorado, Iguape, Cananeia e Ilha Comprida e é nosso interesse, assim como da “Frente Parlamentar de Apoio aos Municípios da Baixada Santista e do Vale do Ribeira”, que todos sejam reconhecidos como de interesse turístico. Oferecemos apoio e orientação para que todas as exigências da Lei sejam atendidas e que todos os municípios possam se candidatar a essa classificação”, orientou Lucena.

Todas as cidades, exceto as Estâncias, concorrerão a esse grupo e para participar deverão preencher os seguintes critérios: ter potencial turístico, Conselho Municipal de Turismo, serviço médico emergencial, meios de hospedagem, serviços de alimentação, de transporte, de segurança e de informação e receptivo turísticos; plano diretor de turismo, expressivos atrativos turísticos com acessos adequados e infraestrutura básica capaz de atender às populações fixas e flutuantes no que se refere a abastecimento de água potável e coleta de resíduos sólidos.

“A cada três anos, teremos um ranqueamento que deve gerar um “Campeonato do Bem”, visto que três Municípios de Interesse Turístico poderão se tornar Estâncias e receber mais recursos do DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias). Em contra-partida, as Estâncias com menor avaliação podem se transformar em Municípios de Interesse Turístico, tendo acesso a um volume menor dos recursos”, orientou o secretário.

Lucena salientou que muitos serão os beneficiados com as mudanças: “o cidadão, visto que a administração empenhará dedicação aos equipamentos turísticos e a infraestrutura turística para manter-se bem colocada e ranqueada. O Estado de São Paulo ganha porque propicia a potencialização da cadeia que movimenta a economia. O Turismo muito se beneficia porque amplia a diversidade e a riqueza de ofertas e possibilidades. E ganha o turista que tem no destino escolhido a sua segunda casa e constata a importância que ele tem para a cidade que o recebe”, disse Lucena.

A Caravana do Turismo contou com a participação de prefeitos, vereadores, secretários municipais de Turismo, estudantes e empresários e contou com a organização da UVESP (União dos Vereadores do Estado de São Paulo), o apoio da CODIVAR (Câmara Técnica de Turismo do Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira), da Frente Parlamentar Mista do Congresso Nacional em Defesa do Turismo, da Frente Parlamentar Paulista do Turismo e dos municípios de interesse turístico, da Frente Parlamentar em Defesa dos Municípios da Baixada Santista e Vale do Ribeira, da Alesp, SOS Mata Atlântica, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Secretaria do Meio Ambiente.

O secretário aproveitou a ocasião e visitou o Museu da Imigração Japonesa, localizado dentro do Centro de Eventos KKKK de Registro, local que sediou a Caravana do Turismo. No período da tarde, o secretário Roberto de Lucena, seguiu para a sede da Secretaria da Educação, onde foi instalado o “Gabinete Itinerante”, que tem o objetivo de dialogar com a governança regional, reunindo lideranças interessadas em fomentar a atividade turística e desenvolver uma agenda de trabalho em comum.

O secretário recebeu o prefeito de Registro, Gilson Fantin; o prefeito de Eldorado, Eduardo Fouquet; o prefeito de Cananéia, Pedro Ferreira Dias Filho; o prefeito de Iporanga, Valmir da Silva e o prefeito de Cajati e presidente do Codivar, Luiz Henrique Koga, a assessora do Departamento de Turismo da Ilha Comprida, Cristiane H. Lúcio, o presidente da Associação Cultural Nipo Brasileira de Registro, Kazuaki Fuzukawa e presidente do Conselho de Pastores de Registro, Ricardo Souza dos Santos, em agenda previamente estabelecida.

Fonte: Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo

Foto: Leonardo Costa

Compartilhe:

Receba nossas Informações