Roberto de Lucena no Painel Internacional de Parlamentares para a Liberdade Religiosa

IMG_7672

Roberto de Lucena

O deputado federal licenciado e Secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, prestigiou o lançamento no Congresso Nacional, do Painel Internacional de Parlamentares para a Liberdade Religiosa – IPP Brasil, em 17 de março.
Fundado em Oslo, na Noruega, em novembro de 2014, o Painel tem o objetivo de promover, a partir da atuação de parlamentares de todo o mundo, a observância  do direito à liberdade de pensamento, consciência e religião.
Membro do IPP, Roberto de Lucena tem lutado para que esse direito seja cumprido. “Eu, enquanto deputado federal, apresentei uma proposta legislativa, o PL 7787/2014, que autoriza o Presidente da República a romper relações diplomáticas e comerciais com países que promovam ou tolerem o desrespeito aos direitos humanos e a perseguição religiosa”, destaca.
Para Roberto de Lucena, o Painel Internacional de Parlamentares para a Liberdade Religiosa é uma importante ferramenta no combate a essa intolerância. Durante seu mandato, firmou o compromisso, juntamente com outros parlamentares, de lutar contra a perseguição religiosa no mundo, por meio da assinatura da Carta de Oslo.  “Estive presente em Oslo, capital da Noruega, onde uni-me a parlamentares de diversos países, dispostos a quebrarem o silêncio e a produzirem um movimento mundial que lute pelos perseguidos por causa de sua fé e de sua religião”, comenta o secretário.
Na mesma solenidade, foi lançada também a Frente Parlamentar Mista para Refugiados e Ajuda Humanitária, que pretende atuar no atendimento às pessoas e comunidades em situação de vulnerabilidade e auxiliar a formulação de políticas públicas de proteção e apoio a refugiados.Secretário da Frente Parlamentar, Roberto de Lucena dará continuidade ao trabalho iniciado na legislatura passada, e espera contar com o apoio do governo na adoção de medidas mais claras sobre o tema.
“Tenho a esperança de que pressionado ou não pelo parlamento, o Governo Brasileiro manifeste uma posição mais firme e contundente contra os atos de terrorismo e a perseguição religiosa no mundo. Nosso país tem credenciais para isso. Já superamos a perseguição religiosa histórica. Temos aqui um ambiente onde as pessoas convivem harmoniosamente, independentemente da religião, da fé, da crença, ou a falta dela” , observa Lucena.
 Na ocasião, estavam presentes representantes do legislativo, membros da Associação Nacional de Juristas Evangélicos, Anajure, parlamentares internacionais, assim como autoridades de outras partes do mundo envolvidas na defesa das liberdades civis fundamentais.

 

Compartilhe:

Receba nossas Informações