Roberto de Lucena participa de debate sobre reforma da Previdência em Arujá

Na noite de ontem (20), o deputado federal Roberto de Lucena (PV-SP) esteve na Câmara Municipal de Arujá para participar do debate “Reforma da Previdência: Um Assunto do Nosso Brasil”, promovido pelo Movimento Nosso Brasil. O evento contou com a presença de vereadores arujaenses, além do prefeito José Luiz Monteiro e do vice, Márcio de Oliveira. Representantes da sociedade civil e categorias de classe também estiveram presentes e enriqueceram o debate, apresentando dúvidas e solicitando o apoio do deputado no Congresso Nacional.

Durante meia hora, o deputado apresentou as oito emendas de sua autoria acatadas no substitutivo da Reforma da Previdência, entre elas, a que mantém a aposentadoria com critérios diferenciados para servidores que exercem atividade de risco; a que reduz em cinco anos o tempo de aposentadoria e contribuição para professores e a que eleva a cota familiar de pensão por morte de 50% para 70%, estabelecendo o salário mínimo como piso do benefício.

Lucena explicou ainda que da maneira como está a Previdência hoje, em 20 anos pode haver um colapso fiscal, e por isso é importante a participação da população nas discussões e debates. “Não é justo que uma reforma dessa natureza seja feita sem o pleno conhecimento de suas razões, tampouco sem a devida transparência que se espera do Congresso Nacional”, afirmou. A votação do relatório na comissão que discute a reforma da Previdência na Câmara dos Deputados, da qual o parlamentar é membro, está prevista para ocorrer no dia 2 de maio e a leitura em Plenário no dia 8 do mesmo mês.

Este foi o segundo debate com a participação de Roberto de Lucena na região do Alto Tietê. O primeiro aconteceu no dia 1º de abril, em Mogi das Cruzes. O próximo encontro acontecerá no dia 6 de maio, na cidade de Tupã, interior de São Paulo.

Deixe uma resposta