fbpx

Roberto de Lucena destaca a importância do Dia Internacional Contra o Abuso e o Tráfico ilícito de Drogas

26 de junho é lembrado pelo Dia Internacional Contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas. O deputado federal Roberto de Lucena (Pode/SP), que desde o seu primeiro mandato lidera a luta contra a legalização das drogas, destaca a importância da data, que surgiu em 1987 na Conferência Internacional sobre o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas da Organização das Nações Unidas (ONU). Ele reforça o seu compromisso pela erradicação deste grave problema social e de saúde pública

Visando combater esse mal que aflige cerca de 29,5 milhões de pessoas ao redor do mundo, de acordo com a ONU, o parlamentar elaborou um Projeto de Lei (158/2015), que visa endurecer a política de combate às drogas (a maconha, a cocaína, o crack, ecstasy, entre outras), mantendo a sua comercialização como uma prática ilegal e altera o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (Lei nº 11.343 de 23 de agosto de 2006), que considera possível a liberação das drogas citadas para o consumo, por meio de autorização judicial e da presença do Ministério Público.

“Pretendemos com este projeto de lei endurecer a política de combate ao uso de drogas visando preservar a vida dos jovens e as famílias brasileiras que sofrem as consequências dessa tragédia pessoal. Muito se fala na legalização do consumo de algumas drogas como solução. Mas não concordo com tal afirmação e acho que o caminho deve ser o inverso, ou seja, a não legalização do consumo de drogas, em especial, as mais populares”, destacou o parlamentar.