fbpx

Presidente da Comissão do Idoso abre exposição fotográfica “Sonhos”

editadaimg_7859_escolhidaAconteceu, na tarde desta terça-feira (04), o lançamento da exposição “Sonhos” da fotógrafa Danielle Silveira, promovida pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CIDOSO) da Câmara dos Deputados. A abertura do evento aconteceu no Espaço Mário Covas do Anexo II e foi conduzida pelo presidente da CIDOSO, o deputado federal Roberto de Lucena (PV/SP).

“Essa exposição é o resultado da competência e da percepção de uma jovem fotógrafa. Danielle conseguiu captar uma compreensão de mundo relacionada à pessoa idosa de maneira incomum. A beleza dessas fotos me tocou, e por isso a CIDOSO fez o convite gentilmente para que ela apresentasse o seu trabalho aqui na Câmara. A ideia é chamar a atenção desta Casa e do Brasil para o respeito e o cuidado que temos que ter com a pessoa idosa”, explica Roberto de Lucena.

A 19 fotografias ficarão expostas de segunda à sexta-feira (03/10 à 07/10). Tantas vezes esquecidos pelas famílias e pelos governos, os idosos são retratados nas fotografias não como excluídos, mas como pessoas merecedoras de respeito e atenção. Para Roberto de Lucena, é preciso motivar o cidadão a prestar mais atenção para o envelhecimento populacional.

editadaimg_7509_escolhida“Até a pouco tempo atrás, se falava apenas sobre a terceira idade. Hoje, a ciência e a medicina já estão trabalhando em função da quarta idade. Como resultado das conquistas sociais, tivemos um aumento na expectativa de vida. O Brasil é cada vez mais idoso. Por isso é muito importante colocarmos no foco de nossa atenção a pessoa idosa, despertando em nós todas as ações possíveis em prol do envelhecimento ativo e com qualidade de vida. Enquanto o ser humano estiver sonho, ele estará vivo, a sua alma continua irrigada, o seu espírito fortalecido”.

A fotógrafa Danielle Silveira contou, durante a abertura da exposição, como a sua exposição foi descoberta. “Tudo começou quando eu publiquei as fotos na internet. Imaginei que seu eu postasse mostrando um pouquinho do olhar e dos sorrisos desses idosos, as pessoas poderiam ajudar mais, e assim divulgar mais o Nosso Lar. Só que explodiu e saiu de Boituva. Foram muitas as visualizações e eu agradeço, porque a ideia se espalhou e todo mundo agora quer ajudar mais ainda. Fiquei muito surpresa e feliz com essa exposição. Agradeço a todos! A minha intenção era essa: realizar o desejo e o sonho de uma pessoa idosa. Essa é uma ação maravilhosa! ”.

editadaimg_7713_escolhidaTambém participaram do evento, os deputados Adail Carneiro (PP/CE), Pastor Eurico (PHS/PE), Izalci (PSDB/DF), Ademir Camilo (PSD/MG), Expedito Netto (PSD/RO), Alberto Fraga (DEM/DF), Osmar Serraglio (PMDB/PR), Ronaldo Fonseca (PROS/DF) e Leandre Dal Ponte (PV/PR).

Sobre a fotógrafa
Danielle Silveira é especializada no registro de casamentos. Faz parte de uma das mais importantes associações de fotógrafos de bodas do mundo, a International Society of Professional Wedding Photographers (ISPWP). Desta vez, sentiu-se impelida a desenvolver um trabalho voluntário de responsabilidade social: fotografou os idosos que residem no asilo Nosso Lar São Vicente de Paulo. Esta casa é localizada em Boituva, interior de São Paulo, cidade onde ela mora atualmente. Danielle publicou as imagens em uma rede social e ficou surpresa com a repercussão: mais de 1,6 milhão de visualizações em poucos dias.

Sobre a exposição
editadaimg_7566_escolhidaA inspiração de Danielle Silveira veio de um trabalho feito pelo animador sociocultural Ângelo Valente e pela gerontóloga Sofia Nunes, membros da equipe técnica do Centro Comunitário Gafanha do Carmo, um lar de idosos localizado em Aveiro, Portugal. Eles reuniram idosos que frequentam o local para responder em uma lousa à seguinte pergunta: “O que você quer fazer antes de morrer?”. Por sua vez, esta iniciativa portuguesa foi inspirada no projeto artístico Before I Die, com ideia similar, realizado nos Estados Unidos. Ambos projetos também ganharam a internet e possibilitaram a realização de vários sonhos.

Ir ao casamento da neta, poder caminhar de novo, dançar forró, pular de paraquedas… Alguns dos sonhos dos idosos assistidos pelo abrigo Nosso Lar São Vicente de Paulo foram concretizados por pessoas que se solidarizaram com a campanha. Mas há ainda muitos outros idosos — com desejos expressos ou não nas 19 fotos desta exposição — à espera de padrinhos e patrocinadores. A realização desses sonhos significará certamente mais alegria, mais qualidade de vida e mais cidadania para a terceira idade.

Texto e fotos: Izys Moreira – Assessoria de Imprensa