fbpx

Em Veranópolis, deputados da Comissão do Idoso conhecem grupo da longevidade

dscf6776_editadaNa tarde desta quinta-feira (05), parlamentares da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CIDOSO) da Câmara dos Deputados estiveram visitando o município de Veranópolis/RS. Conhecida como Terra da Longevidade, Veranópolis tem 15,3% da população acima de 60 anos e é considerada uma das melhores cidades para se viver. A expectativa de vida chega a 75,3 anos.

dscf6779_editadaNo intuito de conhecer as políticas públicas adotadas na região e os programas de longevidade desenvolvidos pela prefeitura, o presidente da CIDOSO, deputado Roberto de Lucena (PV/SP), e a integrante da comissão, deputada Leandre Dal Ponte (PV/PR), conversaram com o prefeito da cidade, Carlos Alberto Spanhol, e com o secretário de Saúde, Neivaldo Carvalho.

A comitiva da CIDOSO também foi recepcionada pelo Grupo de Convivência da Longevidade da cidade na gruta Nossa Senhora de Lourdes. Logo após a visita à gruta, o grupo se dirigiu à instituição. No local, houve uma apresentação de coral de pessoas idosas e danças típicas gaúchas. Os parlamentares puderam conversar pessoalmente com os idosos que vivem no local e descobrir os segredos que envolvem a região.

editada01_escolhidaDesde o início dos anos 90, os moradores conquistam longevidade com qualidade de vida ao cultivar hábitos saudáveis que não se restringem apenas à alimentação. Esse conceito inclui atividade física, repouso, lazer, vida familiar e convivência social, além da fé e valorização do envelhecimento.

A comitiva da CIDOSO escutou as ações executadas pela prefeitura e também teve a oportunidade de conhecer as atividades diárias da instituição. A ideia dos parlamentares é aproveitar toda a experiência na Serra Gaúcha para aprimorar a legislação nacional, a fim de que todos os brasileiros, em todas as regiões, sejam também beneficiados em suas velhices.

editada03_escolhidaPela manhã, os parlamentares haviam passado no Instituto de Geriatria e Gerontologia (IGG) da PUC/RS em Porto Alegre, onde puderam coletar informações e estudos sobre o envelhecimento ativo e com qualidade de vida para corroborar com as proposições e políticas públicas voltadas à pessoa idosa.

Texto: Izys Moreira – ASCOM da CIDOSO
Fotos: Kid Sangali e Rafaela Feitoza