fbpx

Câmara realiza sessão solene em homenagem ao Dia Internacional do Idoso

envelhecimento-ativoNa próxima terça-feira (04), a Câmara dos Deputados irá realizar uma sessão solene em homenagem ao Dia Internacional do Idoso. Promovido pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CIDOSO) da Câmara e pela Frente Parlamentar Mista do Envelhecimento Ativo, o evento irá acontecer no Plenário Ulisses Guimarães, a partir das 9h.

A sessão solene foi solicitada por meio do Requerimento n.º 5215/2016, de autoria da deputada Flávia Morais (PDT/GO), integrante titular da CIDOSO e presidente da Frente. O objetivo é sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa. “A mensagem do dia do idoso é passar mais carinho aos idosos, muitas vezes esquecidos pela sociedade e pela família”, afirma a deputada.

O Dia Internacional do Idoso foi instituído em 1º de outubro pela Organização das Nações Unidas (ONU). De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nos próximos 20 anos, a população brasileira acima de 60 anos deve triplicar, passando dos atuais 22,9 milhões para 88,6 milhões. Nesse período, a expectativa média de vida do brasileiro deverá aumentar dos atuais 75 anos para 81 anos.

Para o presidente da Comissão do Idoso, deputado federal Roberto de Lucena (PV/SP), o aumento na expectativa de vida é uma vitória, mas há muito o que ser feito. “Esses dados demostram que o brasileiro está vivendo mais e melhor, porém ainda é preciso colocar em prática a legislação em prol da pessoa idosa para consolidar e garantir efetivamente os seus direitos. Celebramos um marco entre as nações, o Dia Internacional do Idoso. Essa homenagem serve para relembrarmos que todos os idosos merecem o nosso respeito, amor, carinho, dedicação e consideração. Quero acreditar que o Brasil do futuro irá proporcionar a todas as pessoas, um envelhecimento ativo com qualidade de vida. Esta é a meta da Comissão!”.

Para compor a mesa, além do presidente da CIDOSO e da deputada Flávia Morais, foram convidados: o subsecretário de Políticas de Direitos Humanos da Secretaria de Estado de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Coracy Coelho Chavante; a delegada da Delegacia Especializada no Atendimento ao Idoso (DEAI), Ana Lívia Batista Alves de Paiva; o secretário Especial Adjunto dos Direitos Humanos (SDH), Silvio José Albuquerque e Silva; a coordenadora da área de Saúde da Pessoa Idosa do Ministério da Saúde, Cristina Hoffmann; a representante do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa do Estado de Goiás (CEDPI), Ivone Corgosinho; e a vice-presidente da Frente, deputada federal Cristiane Brasil (PTB/RJ).

Texto: Izys Moreira – Assessoria de Imprensa
Foto: divulgação da internet